Quem acompanha Nos Tempos do Imperador desde os primeiros capítulos deve saber que Tonico (Alexandre Nero) quer vingar o assassinato de seu pai, o coronel Ambrósio (Roberto Bomfim). Por outro lado, o que ele não sabe é que foi Salustiano (Alexandre Zachia) quem matou o veterano, mas Jorge (Michel Gomes) levou toda a culpa.
Jorge, para quem não sabe, é um filho bastardo de Ambrósio, ou seja, é meio-irmão de Tonico. Antes da morte do ricaço, o escravo teve um embate com Salusitano, que acabou disparando acidentalmente no pai de Tonico. Assim, o herdeiro do coronel prometeu se vingar de toda forma do assassino de seu pai.
Veja também – Quinzinho acorda do coma sem memória e choca familiares
Para despistar qualquer situação, Jorge mudou de nome e passou a se chamar Samuel. Além disso, ele conseguiu uma falsa carta de alforria e, desde então, foge da perseguição de Tonico. Mas, o político está próximo de descobrir a verdade e chegará nele o acusando de assassinato. Será quando Tonico vai descobrir quem é o verdadeiro assassino de seu pai?
A novela é escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, sob direção geral de João Paulo Jabur. Selton Mello, Mariana Ximenes, Letícia Sabatella, Gabriela Medvedovski e Michel Gomes são os protagonistas do folhetim. Ambientada em 1856, Nos Tempos do Imperador é uma sequência de Novo Mundo (2017) e conta os desafios do reinado de dom Pedro II.