Embora muita gente não saiba, Um Lugar ao Sol, que estreará na segunda (08) no horário das 21h da Globo, foi concebida para ser uma trama das 18h por Lícia Manzo, a autora do folhetim. Quem decidiu que a trama passaria para a faixa mais nobre de telenovelas no Brasil foi Silvio de Abreu, o ex-chefão de teledramaturgia do canal.
Em entrevista ao podcast Novela das 9, Lícia Manzo contou como recebeu a notícia da mudança: “Quando eu terminei ‘Sete Vidas’, o Silvio de Abreu [então diretor de Dramaturgia da Globo] já tinha me convidado. A minha primeira reação foi declinar. Eu realmente declinei. Eu tinha feito duas novelas das seis e falei: ‘Preciso ainda de chão’.”.
“É um negócio muito desafiador. Muita responsabilidade, muitas coisas envolvidas (…) Depois eu apresentei uma outra sinopse, no começo de 2018. Já era dessa novela, mas eu não apresentei para nenhuma faixa. Escrevi uma sinopse do que podia ser a história e aí – a empresa se interessando ou não, aprovando ou não a história”, prosseguiu.
Veja também – Said tenta matar Lucas, faz Lobato passar mal e mocinho sofre grave acidente
Lícia Manzo ainda continuou com seu relato. “E também mediante uma conversa – a gente veria para que horário se adequaria melhor. Aí o Silvio me escreveu: ‘Gostei muito, mas é uma novela das 9’. Eu não tinha mais como declinar, achei que ia ficar péssimo. Então, eu aceitei. Claro, eu fico lisonjeadíssima, pelo amor de Deus”, contou.
Segundo a autora, a reação foi de pânico ao descobrir que a trama seria exibida no horário das 21h da Globo. “Não é nenhum eventual esnobismo com isso, é apenas pânico. Apenas pânico! Eu falei: ‘Então tá, vamos!’. E cá estamos (risos). Mas, para mim, é muito difícil e desafiador. Não é um negócio que eu faça tranquilamente.”