Em Prova de Amor, Dudu e Ricardo viviam separados desde o nascimento e se conheceram recentemente. Na fase atual da novela, os dois estão presos na “casa da bruxa” depois de terem sido sequestrados por Elza e Pestana. Na reta final da trama, contudo, eles vão conseguir retornar para a verdadeira família e viverem juntos.
A experiência no início não será nada fácil. Isso porque Dudu, que sempre foi criado como filho único, vai ter uma certa dificuldade de dividir a atenção da família com o irmão gêmeo. Os dois vão passar a brigar constantemente. Eduardo, que tem uma personalidade forte, não vai ter muita paciência com Ricardo.
Dudu vai humilhar o irmão gêmeo em várias ocasiões. Em uma delas, os dois vão sair nos tapas durante o banho e serão repreendidos por Joana e Felipe. “Isso são modos de dois meninos bem educados…”, falará o pai sendo interrompido por Dudu. “Pera aí, pai, correção… Aqui só tem um menino bem educado: eu! […] Ele não passa de um ‘pivetinho’, favelado!”, dirá o menino. Ricardo rebaterá: “E você não passa de um playboyzinho da Barra!”.
Em outra cena, Eduardo vai achar ruim por Ricardo ter quebrado seu notebook e vai mais longe nas humilhações. “Você pegou a minha família, a mesma barriga, o mesmo pai, a mesma mãe. Olha… até a mesma cara você pegou!”, esbravejará Eduardo dizendo, ainda, que o irmão é burro. “Ele não é burro. Vocês têm a mesma genética. Se ele é burro, você é burro também”, repreenderá Felipe.
Uma terceira discussão vai acontecer na praia. Dudu vai se irritar após Joana pedir para ele emprestar a prancha para Ricardo surfar. O garoto vai surtar e humilhar, mais uma vez, o irmão. “Todo mundo fica me zoando no colégio porque eu tenho um irmão burro, ignorante, que não sabe de nada!!!”, gritará ele.
Prova de Amor foi escrita por Tiago Santiago e exibida originalmente entre 24 de outubro de 2005 a 17 de julho de 2006, em 229 capítulos. Nos papeis principais, a novela contou com Lavínia Vlasak, Marcelo Serrado, Leonardo Vieira, Bianca Rinaldi entre outros.