Uma séria acusação que será feita por Teresa Cristina (Letícia Sabatella) contra Luísa (Mariana Ximenes) acabará prejudicando a gestação da protagonista, uma vez que ela se encontra grávida de Dom Pedro II (Selton Mello) em Nos Tempos do Imperador. Só para se ter uma ideia, a imperatriz falará para a condessa de Barral que ela abandonou Dominique (Thor Becker), fato este que fará com que a mesma se sinta culpada e venha a passar mal.
No capítulo previsto para ir ao ar no próximo dia 30, a mãe das princesas Isabel (Giulia Gayoso) e Leopoldina (Bruna Griphao) surgirá na cena conversando com a amante do marido e informando a ela que Vitoria Millman Martinho (Maria Clara Gueiros) lhe fará uma visita na Quinta da Boa Vista com o intuito de apresentar suas peças arqueológicas.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador
Nessa hora, a personagem de Mariana Ximenes fará questão de propor a matriarca que ela deixe Isabel participar da aula, mas ouvirá uma negativa: “Isabel está trancada no quarto. Não se recuperou da partida de Pierre [Gabriel Falcão]”, alegará a mulher de Pedro. “Isabel é uma moça muito romântica”, rebaterá Luísa. “A condessa não foi regiamente paga todos esses anos para formar uma moça romântica e, sim, uma imperatriz”, disparará a chifruda, na sequência.
Ofendida com o cutucão recebido, a esposa de Eugênio (Thierry Tremourox) devolverá a altura: “A princesa Isabel pode assumir o trono a qualquer momento, só precisa confiar mais em si. Dei às suas filhas a melhor formação possível, majestade. Sinceramente, não sei o que seria da futura imperatriz se fosse educada, por exemplo, ao estilo de reinos conservadores e demasiadamente religiosos”.
Veja também: Saiba como será a chegada de Vitória, a filha de Ana e Joaquim, em Nos Tempos do Imperador
Nesse momento, a personagem de Letícia Sabatella começará a pressionar a rival: “Como eu fui educada, por exemplo? Está insinuando que eu não teria condições de educar minhas filhas?”, indagará a monarca. “É a senhora quem está dizendo isso, majestade”, retrucará a gestante, tirando o corpo fora.
Sem mais arrodeios e indo direto aonde quer chegar, Teresa acabará tocando em um ponto fraco de Luísa: “Minhas filhas tiveram a mãe presente, sempre ao lado delas. O que é um privilégio. Veja o seu filho [Dominique], por exemplo…”, alfinetará a mãe de Leopoldina, sem saber que ela está grávida. “Desculpe, não me sinto…”, falará a condessa, desmaiando e, ao mesmo tempo, preocupando a imperatriz.