Com a Globo gravando o remake de Pantanal, logo vem a nossa mente a saudosa Rede Manchete. Ficando para a história de nosso país pela qualidade de sua programação, a emissora chegou ao fim de forma lamentável no final da década de 1990.
Veja também – Haja dinheiro: confira o ranking das novelas mais caras feitas pela Record
A extinção da Manchete se deu a falência e intervenção de funcionários, pedindo socorro e invadindo a programação do canal ao vivo, afirmando estarem passando fome. Porém, antes de chegar a este ponto, a Manchete se destacava pelas novelas de grande sucesso e que atingiam índices de audiência expressivos ao ponto de baterem a Globo com facilidade.
Com as dívidas da Manchete ainda existentes mesmo diante de sua extinção, parte da massa falida foi adquirida pela Band e pelo SBT. Coube a Band comprar Mandacaru (1998) e Tocaia Grande (1996). Com o SBT, ficou as novelas Olho por Olho (1988), Dona Beija (1986), A História de Ana Raio e Zé Trovão (1991), Pantanal (1990), Carmem (1988) e Xica da Silva (1997).
Veja também – Sem emprego na TV, veja quais ex-atores da Globo viraram motoristas de aplicativo
Mas, nem todos estes títulos foram para o ar pela concorrência. Vamos para alguns casos:
Tocaia Grande
Transmitida originalmente pela TV Manchete em 1996, a Band comprou os direitos da novela mas nunca exibiu, diferentemente de Mandacaru que, quando foi ao ar pela emissora dos Saad, bateu recorde de 11 pontos. Em seu elenco, Tocaia contava com nomes de peso como Taís Araújo, Giovanna Antonelli, Tânia Alves e Dalton Vigh. Não há informações sobre os motivos que fizeram a Band esquecer deste folhetim.
Veja também – Saiba qual novela foi responsável por frustar a Band e fazê-la desistir de dramaturgia
Olho por Olho
Enquanto a Globo está tendo uma novela com este mesmo nome para a fila de seus próximos títulos, Olho por Olho foi o nome de um folhetim de sucesso da Manchete. A novela é conhecida por ter movimentado a dramaturgia na época, ao flertar com temas polêmicos e discussões densas como, por exemplo, a rotina policial e a participação de travestis (algo que, na época, era considerado um assunto espinhoso e intocável). Comprada pelo SBT no pacote de novelas da Manchete, até hoje nunca foi exibida. Quando é questionado, o canal fala em “expiração de direitos”.
Veja também – Confira quais foram as novelas mais problemáticas da história da Globo
Carmem
Criada por nada mais, nada menos do que Gloria Perez, Carmem foi adquirida por Silvio Santos ao ter sido observado o sucesso que a novela fez na Manchete. Porém, a emissora nunca demonstrou interesse em exibi-la. Pesa contra a novela o fato de que sua temática é voltada ao candomblé. Atualmente, tanto Silvio quanto seus familiares flertam com a ala evangélica da política nacional, simpatizando com uma religião que inviabiliza completamente a exibição da novela de Gloria Perez.
Veja também – Saiba quais novelas a Globo teve que pedir ajuda ao povo para tentar reverter fracassos