O SBT tem uma longa tradição de exibir novelas. Apenas na década passada, foram mais de 20 títulos que ocuparam as tardes da emissora, permitindo que um público fiel acompanhasse os dramalhões mexicanos. Na parte da noite, dos últimos anos para cá houve uma exclusividade para a exibição de novelas brasileiras.
Veja também – Fernando Colunga é gay? Cinco fatos sobre a vida pessoal do astro das novelas mexicanas
Ultimamente, as reprises tem tomado de conta do SBT. A única novela inédita no Brasil e que o canal exibe é Amores Verdadeiros. Quanto as demais, são apenas reapresentações dos sucessos que já compuseram a grade de programação. Porém, tem novelas que mesmo tendo sido um fenômeno, são completamente proibidas de voltarem ao ar. É o caso das que estão listadas a seguir:
Éramos Seis
Recentemente com remake produzido pela Globo, Éramos Seis teve uma versão no SBT. Porém, mesmo com grande investimento por parte de Silvio Santos, que abriu o cofre e disponibilizou mais de 5,5 milhões de dólares para que a novela batesse os globais, Éramos Seis é proibida de ser reprisada. Silvio de Abreu é o detentor dos direitos da obra que dá origem a novela e, há alguns anos, disponibilizou estes direitos para a Globo, inviabilizando uma possível reprise por parte do SBT.
Veja também – Quatro novelas de sucesso que o SBT (estranhamente) nunca quis reprisar
Pantanal
O Sistema Brasileiro de Televisão, vulgo SBT, tem os direitos de Pantanal desde quando os comprou em meio a venda do acervo da massa falida da extinta Manchete. Contudo, uma decisão judicial impetrada por Benedito Ruy Barbosa após a exibição da novela por parte da emissora em 2009 proibiu que uma possível reprise fosse cogitada, fazendo com que as fitas de Pantanal continuassem muito bem guardadas no acervo do SBT.
Veja também – Morte e sumiço de corpo: atriz de Marimar foi assassinada e revelação do crime chocou o México
Rebelde
Ao fim de As Aventuras de Poliana em 2020 e a impossibilidade de exibição de uma novela inédita, muitos fãs pressionaram o SBT para que Rebelde fosse reprisada. Mas, o diretor de programação, Murilo Fraga, rebateu as cobranças e disse que não há como a novelinha teen mexicana voltar. O motivo é a perda dos direitos e a modificação contratual entre o SBT e a Televisa. Antes, o SBT poderia exibir qualquer novela da Televisa, mas agora tem que comprar título por título. Assim, caso tenha interesse de reexibir Rebelde, terá de desembolsar uma boa grana.
Veja também – O SBT que se cuide: as três vezes em que a Televisa fechou acordos no Brasil com a concorrência