Em Prova de Amor, Felipe é quem mais resiste a acreditar que Joãozinho é Ricardo. No entanto, Joana conseguirá convencê-lo de uma maneira bastante simples e indiscutível. Isso acontecerá porque ela mostrará ao marido que o menino não tem nenhuma obturação nos dentes, diferente de Dudu.
Durante uma consulta com o Dr. Marco, Joana vai ficar cara a cara com Joãozinho. Ela pedirá que o filho seja sincero sobre ele ser o Ricardo. O menino confirmará que é o outro gêmeo e a mãe perceberá que ele está falando a verdade. Contudo, a confirmação só virá alguns capítulos depois, quando a médica perceber que Joãozinho não tem nenhuma obturação em seus dentes, enquanto que Dudu sempre frequentou o dentista e já fez várias obturações.
Em uma outra consulta com o psiquiatra, Felipe aceitará participar da terapia. Joana chegará em seguida acompanhada de Joãozinho. “Eu tenho uma prova, uma prova definitiva de que este menino lindo aqui é o Ricardo”, dirá a médica. Em seguida, Joana mostrará que Joãozinho não tem nenhuma obturação nos dentes. Nesse momento, Ricardo ficará em choque. “Cadê aquela obturação que você ficava mostrando pra gente?”, perguntará ele, mexendo na boca do filho.
“Você é meu filho, você é o meu outro filho! Eu pensei que…”, dirá Felipe, emocionado. “Eu sei o que o senhor pensou, que eu tinha morrido, mas eu não morri. Eu tou aqui”, falará Ricardo. “Você perdoa o papai, perdoa? […] Me abraça meu filho”, dirá o pai aos prantos.
Prova de Amor foi escrita por Tiago Santiago e exibida originalmente entre 24 de outubro de 2005 a 17 de julho de 2006, em 229 capítulos. Nos papeis principais, a novela contou com Lavínia Vlasak, Marcelo Serrado, Leonardo Vieira, Bianca Rinaldi entre outros.