No dia 15 de setembro de 2008, a Globo estreou Três Irmãs na faixa das sete. Este dia, caso pudesse voltar atrás, provavelmente a emissora jamais teria colocado esta novela no ar. Isto porque, é considerada até hoje a pior audiência da história desta faixa.
Veja também – Saiba quais atores de novelas que brigaram com a Globo
Para que se tenha uma noção, toda vez que Três Irmãs era exibida o Jornal da Record, que era seu concorrente direto, crescia 14%. A novela tinha audiência menor do que o Vale a Pena Ver de Novo e chegou a crítica marca de 16 pontos, o recorde negativo mais baixo da história de uma novela das sete. Foi um fracasso pior do que Bang Bang e, certamente, a Globo quer esquecer que o folhetim um dia existiu.
Não podemos limitar o fato apenas ao quesito audiência, porque a quantidade de incidentes atrelados a esta novela são inúmeros. Houve um incêndio nos Estúdios Globo (antigo Projac) em que parte da cidade cenográfica da novela foi destruída. Também, o ator Marcelo Novaes precisou se afastar no meio da novela, após ter seu rosto desfigurado por conta de uma briga em uma boate.
Ainda para completar, outra estrela que fazia parte de Três Irmãs teve de sair às pressas. Solange Couto sofreu uma isquemia cerebral e, com o ocorrido, terminou-se de confirmar que a novela realmente foi uma grande dor de cabeça. Porém, parece que toda essa culpa sobrou para o autor de Três Irmãs. Antonio Calmon está há mais de 10 anos esquecido na geladeira da Globo.
Veja também – Verdades Secretas 3 vem aí: relembre quais novelas que tiveram mais de duas temporadas
Mesmo com diversas tentativas, em nenhuma delas seu retorno foi aceito. O provável medo dos globais em receberem outra bomba vinda de Calmon é tão grande que, enchendo o autor de esperança, recentemente ele criou uma novela das sete e sua exibição foi confirmada.
Entretanto, prestes a iniciar a produção, este título foi cancelado e a Globo anunciou que não tinha mais interesse em lançá-lo. A novela iria se chamar Barba Azul e, com o cancelamento, perdeu a vaga para Rock Story. Vale lembrar que desde 2014 não há vínculo entre Antonio Calmon e a emissora carioca. Porém, ele segue na expectativa de ter algum trabalho aceito e se demonstrou diversas vezes disponível para a Globo.
Em recente entrevista, Antonio Calmon criticou quem o culpa pelo fracasso de Três Irmãs: “A culpa é sempre do autor. Embora, quando a novela seja um sucesso, a glória é toda do autor. Acho isso errado. Quantas pessoas trabalham numa novela? 300? 400? É criação coletiva. Figurino, cenografia, os atores. Eles fazem as novelas”.
Veja também – Pantanal deve assumir a posição: descubra qual a novela mais cara já feita na história da Globo
O fato dele estar na geladeira nos faz relembrar alguns os sucessos que Antonio Calmon emplacou além do fiasco de Três Irmãs: Top Model, Vamp, Olho no Olho, Cara & Coroa, Corpo Dourado, Um Anjo Caiu do Céu, O Beijo do Vampiro e Começar de Novo. É lamentável que Antonio Calmon esteja há tanto tempo fora do ar.