A novela Feira de Vaidades, que estava sendo escrita por Gilberto Braga para a faixa das seis, foi cancelada pela Globo após mais de 80 capítulos escritos. O folhetim, que contaria com Malu Mader no elenco, iria substituir Além da Ilusão, porém, a emissora preferiu remanejar o dramaturgo para o horário das nove.
Para quem não se lembra, a última novela de Gilberto Braga no horário nobre, Babilônia, fracassou amargamente e teve a história alterada várias vezes para resgatar os números do Ibope. Na época, o autor concedeu uma entrevista indignado.
“Sofro a humilhação pública diária de perder para a novela das 19h, I love Paraisópolis“, afirmou. “É uma decepção muito grande. Escrevo achando que está bom e na Bahia e em Goiás dou 12 de audiência. O que é isso?”, prosseguiu, revoltado.
E prosseguiu: “É uma novela muito parecida com várias outras que já fiz, em matéria de maldade, vilania, de sexo, de chantagem, corrupção – até de homossexualismo, que já tinha em Brilhante. E o público rejeitou”, finalizou ele, que ficou um bom tempo sem escrever nada.
Feira de Vaidades foi baseada no livro homônimo escrito por William Makepeace Thackeray. A história gira em torno de uma jovem ambiciosa que casa por interesse com um homem rico, que depois vem à falência. O livro em questão já foi adaptado para o cinema e contou com Reese Witherspoon no papel principal.