Nesta pandemia, o que mais se viu na TV foi reprise. Sem a existência de uma frente de produtos inéditos, as emissoras de televisão se viram reféns de seus próprios arquivos, tendo que colocá-los em exibição para que pudessem se manter no ar com o mínimo de conteúdo atrativo.
Veja também – Em meio a fracasso de Ti Ti Ti, relembre as cinco piores audiências do Vale a Pena Ver de Novo
O resultado está sendo uma queda constante nos índices de audiência, sendo o caso da Globo ainda mais delicado. As novelas das nove não estão mais reagindo como antes. Porém, da Record, muito antes de pandemia, as reprises tomavam de conta das tardes da emissora. Por conta disto, ela tem uma tática conhecida para reprisar suas novelas. Entre estas, está a exibição de capítulos inéditos durante as reprises de seus folhetins. Listamos alguns casos:
A Escrava Isaura
Adaptação a uma obra literária conhecida no Brasil, a novela foi um grande investimento da Record. Portanto, sempre foi calculado por parte da emissora de que este título receberia reprises, tanto é que a quantidade de capítulos inéditos guardados chegam a surpreender. Em sua exibição original no ano de 2004, A Escrava Isaura teve 167 capítulos. Na primeira reprise de 2005 até 2006, foram 175 capítulos. Na segunda, exibiu 141 capítulos no ano de 2017, um número menor que a exibição original. Porém, recentemente, surpreendeu ao ser reprisada na faixa da tarde entre 2019 e 2020 com 223 capítulos. Ou seja: 56 capítulos inéditos da novela estavam guardados.
A Terra Prometida
Reprisada uma única vez em 2018, esperava-se que a novela baseada nos relatos bíblicos tivesse apresentado todos os seus capítulos inéditos. Isto porque, A Terra Prometida teve bons índices de audiência, e nada justificaria a Record arquivar capítulos para exibir em momento oportuno. Mas, se enganou quem pensou desta maneira: na reprise, A Terra Prometida teve 30 capítulos a mais do que a exibição original.
Veja também – Tela Crente? Três novelas da Record que foram prejudicadas por interferências da igreja
Bicho do Mato
Remake de novela exibida pela Globo em meados da década de 70, Bicho do Mato deu certo nas reprises da tarde da Record. Deste modo, a novela que foi exibida no ano de 2006 com 211 capítulos, em sua reapresentação entre 2017 e 2018 teve 245 capítulos.
Bela, a Feia
Fruto de um investimento milionário em parceria com a Televisa, os capítulos inéditos desta novela terem sido guardados para uma exibição em reprise não é algo para se surpreender tanto. Ainda assim, é uma das maiores diferenças de capítulos em relação a exibição original: cerca de 20 capítulos.
Veja também – Saiba quais fracassos a Record teve que encurtar às pressas para evitar um prejuízo
Caminhos do Coração
Da trilogia de Os Mutantes, Caminhos do Coração foi uma boa experiência quando chegou nas novelas da tarde da Record. Diante da empolgação de estar vendo sua faixa vespertina reagir em audiência, a trama foi reeditada para receber entre 2019 e 2020 cerca de 46 capítulos a mais que a versão original, que teve 240 capítulos.