A novela Nos Tempos do Imperador, sendo exibida pela Globo no horário das 18h, retrata o período da monarquia no Brasil. Assim, a trama conta sobre a forma que Dom Pedro II, interpretado por Selton Mello, conduziu o seu reinado no país.
Como se sabe, nos livros de história é retratado que Dom Pedro II foi perdendo o poder no Brasil. Se a novela seguir o que aconteceu no país naquela época, a monarquia irá perder sua sustentação política em Nos Tempos do Imperador. Assim, os grandes grupos republicanos e, sobretudo, os militares se consolidarão.
Veja também – Eudoro ‘fura olho’ e tenta se candidatar no lugar de Tonico em Nos Tempos do Imperador
O responsável por iniciar o golpe contra Pedro II será o Marechal Deodoro da Fonseca. A república será proclamada por José do Patrocínio. Dom Pedro II e a família real estarão em Petrópolis e confiantes de que o problema será solucionado, mas receberão uma bomba em suas mãos.
Dessa forma, Dom Pedro II receberá um informe de que sua família deverá abandonar o Brasil em até 24 horas. Assim, toda a família real deixará o país às pressas. Se a novela seguir os escritos da história, este deverá ser o triste fim do Imperador e seus familiares.