Muito antes do Brasil revelar o sucesso de Maria do Bairro, Thalía estrelava a faixa de novelas mexicanas do SBT com Marimar. A novela que voltou a ter destaque com o Globoplay, que adquiriu os direitos de exibição e está disponibilizando os capítulos na plataforma de vídeo, tem um lugar especial nos corações dos brasileiros que são amantes dos dramalhões.
Veja também – Saiba tudo sobre Te Dou a Vida, forte candidata a substituir Amores Verdadeiros no SBT
Em sua primeira exibição no ano de 1996, Marimar trouxe para o SBT a marca de 17 pontos, o que era considerado um sucesso para a época. Em 1998, Marimar é reprisada, mas tem sua reprise interrompida pelo meio devido a falta de tempo na grade de programação com a cobertura da Copa do Mundo. Depois, ganhou cinco reprises, sendo uma destas exibida pela CNT.
Assim, Marimar tem todos os ingredientes para uma história de sucesso. Entretanto, há algumas exceções em meio a estes momentos felizes trazidos por Marimar, e é o caso do trágico assassinato de uma atriz que fazia parte do elenco da novela. Em novembro de 2011, a família da atriz Julia Marichal Martinez relatou seu desaparecimento às autoridades mexicanas. Julia Marichal Martinez vivia a personagem Coração, uma espécie de conselheira de Marimar.
Veja também – O SBT que se cuide: as três vezes em que a Televisa fechou acordos no Brasil com a concorrência
Em dezembro do mesmo ano, foi revelado o motivo do sumiço. Julia Marichal Martinez foi decapitada e os pedaços de seu corpo foram encontrados na caixa d’água da casa da própria atriz. Seu auxiliar Pedro Castellanos foi apontado como o culpado e, tanto ele quanto seu cúmplice, foram condenados a mais de 50 anos de prisão pela brutalidade do caso.