Na novela Nos Tempos do Imperador, sendo exibida pela Globo no horário das 18h, Dom Pedro II, interpretado por Selton Mello, é casado com Teresa Cristina (Leticia Sabatella). O folhetim retrata como foi o reinado do Imperador do Brasil e as dificuldades que a família real teve que passar.
Os últimos dias da família real em nosso país, por exemplo, acabarão sendo difíceis. Se os autores seguirem a história a risca, nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador, o marechal Deodoro da Fonseca declarará a Proclamação da República e colocará um fim no Brasil Imperial, assim a família de Dom Pedro II será expulsa.
Veja também – Tonico dorme com Jerusa e descobre todos os podres do Coronel Floriano
Mas, a notícia deixará Teresa Cristina bastante abalada. Ela perderá completamente a vontade de viver, após o banimento. Assim, a ex-Imperatriz ficará profundamente doente, ao ponto de queixar-se de frio e dor nas costas. Além disso, ela não conseguirá respirar e morrerá de uma forma bastante trágica e terrível: de repente, seu sistema respiratório parará de funcionar.
MORTE DE DOM PEDRO II
Assim, o ex-imperador seguirá sozinho para Paris. Por lá, ele ficará hospedado no Hotel Bedford e viverá seus anos finais de vida. Dessa forma, Dom Pedro II passará a maior parte de seu tempo lendo e estudando. Mas, no último ano de sua vida, ele sentirá as sequelas da diabetes e não conseguirá mais se movimentar.
Assim, ele falecerá no Hotel Bedford, em Paris, na França, em dezembro em consequência de uma pneumonia. Vale ressaltar que os autores de Nos Tempos do Imperador, Thereza Falcão e Alessandro Marson, poderão optar por encerrar a novela antes da morte de Dom Pedro II. Dessa forma, o folhetim não acabaria com um clima dramático e triste do personagem.