A Globo vem preparando um remake de Renascer, marcado para estrear em janeiro de 2024. A nova versão do folhetim tratará de volta uma trama de grande sucesso, que foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida originalmente em 1993. E trinta anos depois, ao relembrar o elenco principal da versão original, podemos citar ao menos dez atores do elenco principal que já faleceram e não estão mais entre nós. Vamos relembrar alguns deles:
José Wilker, considerado um dos maiores atores brasileiros de todos os tempos, dando vida a inúmeros personagens da teledramaturgia brasileira, interpretou o vilão Belarmino em Renascer. Ele acabou falecendo em 5 de abril de 2014, aos 69 anos, ao sofrer um ataque cardíaco.
Regina Dourado, atriz que deu vida à Morena, faleceu em 27 de outubro de 2012, após enfrentar metástase do câncer de mama, tendo sido diagnosticada com a doença em 2003. Ela foi uma das poucas atrizes que teve a oportunidade de trabalhar em todas as principais emissoras do país.
Chica Xavier, que interpretou Inácia, morreu em 8 de agosto de 2020, aos 88 anos, após lutar contra um câncer de pulmão em estágio avançado. Ela chegou a ficar um bom período afastada da TV antes da sua morte.
Luís Carlos Arutim, intérprete do turco Rachid, e um grande parceiro de Benedito Ruy Barbosa, morreu em 8 de janeiro de 1996, aos 62 anos. O ator foi vítima de uma tragédia, ao falecer durante um incêndio no seu apartamento, e quando já estava escalado para o elenco da próxima novela do autor: O Rei do Gado.
Outros nomes que já nos deixaram
Nelson Xavier, ator que deu vida a Norberto, e outra grande estrela da televisão brasileira, faleceu em 10 de maio de 2017, aos 75 anos, depois de enfrentar problemas pulmonares. Renascer foi a única novela do veterano em parceria com Benedito.
Leila Lopes, que foi estaque como a professora Lu, morreu precocemente aos 50 anos em 3 de dezembro de 2009, sendo considerado um suicídio após deixar uma carta. A atriz ainda chegou a repetir a parceria com Benedito em O Rei do Gado.
Jofre Soares, intérprete do Padre Santo, faleceu em 19 de agosto de 1996, aos 77 anos, depois de lutar contra uma leucemia. Ele era um dos atores mais experientes da televisão brasileira, e chegou a fazer diversos trabalhos no cinema também.
Gésio Amadeu, que fez parte do elenco da primeira fase da novela, morreu em 5 de agosto de 2020, aos 73 anos, devido às complicações da Covid-19 durante a pandemia. Conhecido pelo seu estilo carismático, o ator teve vários papéis marcantes na TV, chegando a interpretar o cozinheiro Chico na primeira versão de Chiquititas (1997) no SBT. Também era um grande colaborador das obras de Benedito.
Cecil Thiré entrou no elenco no decorrer da trama como o delegado Olavo, e faleceu em 9 de outubro de 2020, aos 77 anos, devido às complicações do Mal de Parkinson.
O icônico comediante Grande Otelo participou da novela como Seu Francisco, e faleceu em 26 de novembro de 1993, aos 78 anos, também vítima de uma parda cardíaca.