
Em breve, Gumercindo (Antônio Fagundes) enfrentará uma grande crise nos cafezais de sua fazenda e temerá que seu principal negócio gere um enorme prejuízo. Em conversa com Maria do Socorro (Débora Duarte), ele explicará que há café sobrando e ninguém quer comprar.
A princípio, Gumercindo dirá a Maria do Socorro que nunca enfrentou uma situação como a que está passando com os cafezais. “Os comissários lá de Santos ainda têm café estocado da safra passada e estão sem dinheiro para comprar o desta safra. Pelo menos é o que dizem”, dirá ele, em tom preocupado.
Maria do Socorro ficará preocupada: “O que isso quer dizer?”, perguntará. “Quer dizer que tem mais café no mercado do que comprador. As fazendas estão todas com as tulhas cheias, como as nossas aqui — e as do falecido também. Isso significa que não adianta a gente segurar o café, porque o preço não vai subir.”
Saiba mais: Resumo dos próximos capítulos de Terra Nostra
Gumercindo avaliará a situação da próxima safra de café: “Depois, quando chegar a próxima safra, onde é que nós vamos estocar o nosso café, se já estamos com as tulhas cheias?” Socorro perguntará o que vai acontecer se a situação continuar assim. Gumercindo ficará em silêncio, sem saber o que responder.





