
De volta na faixa das 21h, Vale Tudo já teve um remake bem antes da Globo pensar em fazer uma nova versão da trama para o horário nobre. A adaptação, produzida em 2002, contou até com Antonio Fagundes no elenco, mas fracassou.
A nova versão do folhetim de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères foi a primeira tentativa da Globo de produzir uma novela exclusivamente para o mercado internacional em parceria com a rede hispânica Telemundo, dos Estados Unidos.
Elenco com estrela mexicana e Antonio Fagundes
A trama, que ganhou o título de Vale Todo, teve suas gravações no Rio de Janeiro com um elenco latino que trouxe nomes como a mexicana Itatí Cantoral, que ficou bastante famosa no Brasil por interpretar a vilã Soraya Montenegro na novela Maria do Bairro, exibida pelo SBT. Foi ela quem interpretou a heroína Raquel, papel de Regina Duarte na obra original.
Outra atriz conhecida do público brasileiro que esteve nesse remake de Vale Tudo é Elena Toledo. Foi inclusive nesse trabalho que ela conheceu o diretor Wolf Maya e veio para o Brasil fazer novelas como Kubanacan (2003) e América (2005). A atriz venezuelana esteve no ar recentemente na reprise de Cabocla (2004), em que interpretou a personagem Pepa.
O elenco, no entanto, também contou com a presença de Antonio Fagundes, que fez uma participação vivendo Salvador, o pai de Raquel, no início da história. Em 1988, o papel foi de Sebastião Vasconcelos.
Vale Tudo “sem Odete Roitman” foi encurtada
Na adaptação, assinada por Yves Dumont, quem mata Odete Roitman no final da trama é o mordomo Eugênio, e não Leila como na versão original. A vilã, aliás, teve o nome alterado: passou de Odete para Lucrécia Roitman.
A história da filha que rouba a própria mãe, no entanto, não caiu nas graças do público latino. A audiência da novela só decolou depois de mudanças feitas na história. Apesar disso, não alcançou o sucesso esperado.
Por causa disso, o remake de Vale Tudo para o mercado hispânico saiu do ar antes do previsto, com apenas 100 capítulos. “Inicialmente projetada para ter até 150 capítulos, a versão em espanhol de Vale Tudo, exibida pela rede hispânica Telemundo, dos EUA, vai terminar por volta do centésimo episódio”, informou a Folha de S. Paulo do dia 3 de outubro de 2002. Com isso, a obra perdeu 50 capítulos.
Agora, a Globo aposta no remake de Vale Tudo para tirar o horário das nove do fundo do poço após o fiasco de Mania de Você. Só resta torcer para ter sorte melhor que a versão hispânica.