
Com a penúltima semana de Vale Tudo em exibição, a Globo precisou fazer uma alteração após decisão do Ministério da Justiça. O órgão do Governo Federal considerou a novela das nove pesada demais e resolveu reclassificar a obra, com veto para menores de 14 anos.
Exibida na faixa das 21h desde março, a trama adaptada por Manuela Dias apresentava o selo de “não recomendado para menores de 12 anos”. Isso valeu até o capítulo da última segunda-feira (6), que levou ao ar a icônica morte de Odete Roitman (Debora Bloch).
No dia seguinte, a Globo já recebeu um aviso do Ministério da Justiça e cumpriu a ordem, que passou a valer para os últimos capítulos da trama.
Veto contra o remake de Vale Tudo
Em despacho no Diário Oficial da União do dia 6 de outubro, a Coordenação-Geral de Políticas de Classificação Indicativa determinou a mudança após a abertura de um procedimento de revisão de classificação indicativa do remake de Vale Tudo.
No documento, o Ministério da Justiça apontou que, depois da reanálise da trama, encontrou conteúdos diferentes do analisado quando atribuiu a classificação inicial, de 12 anos.
“Foram identificadas inúmeras tendências, com destaque para: estigma ou preconceito, erotização, morte intencional e estupro ou coação sexual”, diz o texto. “É importante mencionar que as incidências de morte intencional são agravadas por relevância e suas incidências são apresentadas de forma verossímil, sem atenuantes”, completou.
➡️ Veja também:
- Afonso morre? Leonardo sofre novo problema e deixa o irmão com o pé na cova
- Reta final: na miséria, Maria de Fátima vira atendente de padaria
- O truque que a Globo usou para gravar os depoimentos sobre o assassinato de Odete Roitman
Globo faz mudança após decisão
O órgão do Governo, então, determinou a reclassificação de Vale Tudo “não recomendado para menores de 14 anos”. De acordo com o despacho, a trama sofreu essa alteração por conter violência, conteúdo sexual e drogas lícitas. A decisão tem validade para qualquer exibição da obra, seja completa ou derivadas, e em qualquer plataforma, seja na televisão ou no streaming.
O MJ ainda estabeleceu um prazo para a Globo cumprir a determinação. “A nova classificação etária, com os devidos descritores de conteúdo, deve ser utilizada em qualquer plataforma ou canal de exibição de conteúdo classificável em até 5 (cinco) dias corridos”, explicou o texto.
Com a decisão, a Globo passou a cumprir a ordem imediatamente e já vem exibindo o selo de 14 anos no folhetim das 21h desde a última terça-feira (7). E assim permanecerá até o último capítulo de Vale Tudo, que vai ao ar no dia 17 de outubro.






A censura voltou, e eu não sabia. As crianças não veem na tv,mas veem no globoplay e no youtube.