Hoje é dia de se celebrar uma importante data comemorativa. De algo que está todos os dias em nossos lares e que faz parte do cardápio dos brasileiros, que o batiza com diversos nomes conforme a localidade.
Veja também – Quanto Mais Vida Melhor: tudo o que você precisa saber sobre a nova novela das sete da Globo
Estamos falando do pão. A data é comemorada neste 16 de outubro e os relatos dão conta de que a data surgiu em terras americanas, por iniciativa de uma associação de padeiros e confeiteiros.
A ficção já homenageou os profissionais responsáveis por produzirem este alimento tão essencial na mesa dos brasileiros. Relembremos alguns:
Pé na Jaca
Bem no início de sua carreira, Rodrigo Lombardi viveu o padeiro Tadeu em Pé na Jaca (2006). Para Lombardi, Tadeu foi um dos personagens mais difíceis de sua carreira. “O volume de cena cresceu de seis cenas por dia para 25 com textos enormes. E o Marcos Pasquim [ator com quem ele contracenava como irmão] tinha uma agilidade que me deu uma travada, não conseguia mais fazer. Eu entrava no estúdio, eu começava a rir, porque quando eu fico nervoso eu dou risada”, contou o ator em entrevista ao Memória Globo.
Veja também – Autora de O Clone critica Globo: relembre três novelas de sucesso de Glória Perez
Negócio da China
Um padeiro muito querido das novelas foi Ricardo Pereira em Negócio da China (2008). Ele era o João e colocava a mão na massa enquanto vivia um romance com Lívia (Grazi Massafera). Para viver o personagem, o ator precisou fazer um curso de panificação. A novela de Miguel Falabella marcou o retorno do ator português às novelas brasileiras.
Veja também – Cinco apostas erradas que o SBT fez e se arrepende amargamente
Fina Estampa
Esse caso está bastante vivo em nossas memórias por ser recente. Fina Estampa (2011) foi reprisada durante a pandemia e resgatou o personagem Guaracy (Paulo Rocha). Apaixonado por Griselda (Lilia Cabral), quando não estava tentando conquistá-la, ele era o responsável por fazer os pães que vendia para a comunidade.
Sol Nascente
Para embalar o clima gringo que Sol Nascente (2016) tinha, até italiano aparecia na novela. Vittorio, personagem vivido por Marcello Novaes, fazia jus a sua descendência de italianos e era o padeiro da panificadora Pasta Pane. Além de fazer os pães, ele quem era o responsável pela padaria. Mario (Bruno Gagliasso) era o braço direito de Vittorio, tanto na hora de vender quanto de fazer os pães.
Veja também – Destaque em Da Cor do Pecado, atriz abandona carreira e rejeita retorno às novelas; saiba quem!
As Aventuras de Poliana
Um padeiro bem recente que esteve nas novelas foi o Durval de As Aventuras de Poliana (2020). Quem interpretava o personagem era o ator Marat Descartes, o qual vivia este português apaixonado e que tinha o sonho de encontrar um grande amor para formar uma família e ajudá-lo a criar suas filhas Raquel (Isabella Moreira) e Lorena (Pietra Quintela).
Veja também – Eles cresceram: após 20 anos, saiba como está hoje em dia o elenco mirim de O Clone
Gênesis
Atualmente no ar pela Record, Gênesis (2021) também tem um padeiro em seu enredo. Como se sabe, a arte de fazer pães é milenar e está presente há diversas gerações. Por isto que a novela inspirada no texto bíblico conta com o padeiro Atarum (Sacha Bali), um vilão arqui-inimigo de Sheshi (Fernando Pavão). Apesar de Atarum não ser uma figura existente nos escritos sagrados, ainda assim Gênesis conta com este personagem.
Veja também – SBT confirma estreia de Três Vezes Ana: saiba tudo sobre a novela que foi um fracasso no México