Em Mulheres Apaixonadas, Helena (Christiane Torloni) terá um acerto de contas com Téo (Tony Ramos) após descobrir que ele e Fernanda (Vanessa Gerbelli) são os pais biológicos de Lucas (Victor Cugula). A essa altura, a ex-garota de programa e o músico terão sido baleados, mas apenas o homem se salvará.
Antes de morrer, Fernanda revelará para Helena a verdade sobre a origem de Lucas e pedirá que ela cuide do menino. “Eu não queria que ele contasse porque eu tinha medo que você deixasse de amar o meu filho”, dirá a mãe de Salete (Bruna Marquezine). Helena ficará assustada: “seu filho? Seu e do Téo?”. Com poucos minutos de vida, a jovem implorará: “promete que você vai continuar amando o meu filho como se ele fosse seu? Promete?!”.
Helena ficará paralisada por alguns minutos, entenderá tudo e fará uma pacto com Fernanda. “Prometo! Vou continuar amando o meu filho”, falará. Nesse minuto, Fernanda ficará cada vez mais fraca e as enfermeiras chegarão para acudi-la. Ela, então, morrerá.
Helena espera Téo ter alta para confrontá-lo
Téo passará alguns dias no hospital recebendo os cuidados. Alguns dias depois, ele terá alta e irá para a casa de Helena, onde será inevitável um acerto de contas entre ambos. Helena jogará na cara do músico que todo mundo sabia do caso extraconjugal dele com Fernanda e que Lucas é fruto dessa relação.
“o que me amargura é lembrar que de uma certa maneira eu desisti de ter o meu próprio filho, que eu queria tanto por causa dessa falsa adoção”, lamentará Helena, aos gritos. Téo, entretanto, rebaterá: “você engravidava e perdia“, responderá. “Eu engravidei duas vezes, mas eu perdi! Eu perdi naturalmente e comecei a fazer um tratamento”, revelará.
Na sequência, Helena dirá que, na época, pensou na inseminação artificial: “nós chegamos a nos animar com aquela ideia, e foi aí que você começou a insistir muito com uma adoção, que era uma solução mais humana, generosa, menos egoísta… e me fez cabeça. E foi nesse momento que você veio com a tal história da moça, da empregada da fazenda que tinha morrido deixando um bebê, um recém-nascido. Aí você me trouxe um menino, eu me encantei na mesma hora”, falará.
A vasectomia que Téo fez
Ainda no desabado, Helena jogará na cara de Téo que ele fez vasectomia: “E depois o que você fez em seguida? Uma vasectomia! Claro, você já tinha um filho que você queria tanto, não precisava de mais nenhum, e ficava livre de engravidar novamente aquela outra”, disparará. O personagem de Tony Ramos interromperá: “por favor, isso também não é verdade. Vamos com calma. Eu fiz a vasectomia, mas eu nunca mais tive nenhuma relação com a Fernanda depois que o Lucas nasceu”, completará ele.
++ próximos capítulos de Mulheres Apaixonadas
++ Final: Marina larga Diogo para viver um novo amor ao lado de Expedito
A novela foi escrita por Manoel Carlos e protagonizada por Christiane Torloni, José Mayer, Tony Ramos, Susana Vieira, Giulia Gam, Marcello Antony, Helena Ranaldi e Dan Stulbach, em 203 capítulos originais.