Na Edição Especial de Cabocla, a relação entre Tobias (Malvino Salvador) e Mariquinha (Carolina Kasting) vai passar por uma grande reviravolta. Mesmo noivo de uma mulher admirada por sua bondade, inteligência e beleza, o peão ainda não consegue superar seus sentimentos mal resolvidos por Zuca (Vanessa Giácomo), o que complica seu novo relacionamento.
O peão acredita que pode esquecer a cabocla ao se envolver com a professora, mas quando descobre que Luís (Daniel de Oliveira) está gravemente doente e correndo risco de vida, pensamentos sombrios começam a rondar sua cabeça. Tobias se pega desejando que o advogado morra, achando que assim teria uma nova chance com Zuca, mesmo sabendo que ela já deixou claro que não o quer mais.
Enquanto Generosa (Vera Holtz) e Neco (Danton Mello) percebem que Tobias ainda não superou o passado, Justino (Mauro Mendonça) enxerga nisso uma oportunidade de intervir. O coronel, disposto a tudo para proteger a felicidade da sua filha, chega a considerar a ideia de matar Tobias, mas é impedido por Neco, que relembra que o peão salvou sua vida em uma tocaia.
Pressionada pela situação, Mariquinha decide enfrentar Tobias e pede que ele seja sincero sobre o que sente. Sem conseguir esconder a verdade, ele admite que ainda ama Zuca. “A verdade é que eu num consigo pará de pensá nela!”, confessa Tobias. “Ocê é uma moça muito boa, Mariquinha!… Tão boa, que eu num consegui fazê o que queria fazê”, completa o peão, deixando no ar o peso das suas intenções mal resolvidas.
➡️ Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
A revelação atinge Mariquinha como um golpe, mas Neco não deixa barato. Ele logo confronta Tobias, exigindo explicações sobre o futuro que ele pretendia dar à sua irmã. Diante da pressão, Tobias admite que não ama Mariquinha, o que leva Neco a exigir que ele se afaste de vez da professora e alerta que não impedirá novamente que Justino tente fazer algo contra o peão. “Eu segurei a mão do meu pai dessa vez! Mas não vou segurar d’uma próxima!”, avisará o político.