Em Renascer, Egídio (Vladmir Brichta) finalmente convencerá Joana (Alice Carvalho) a se entregar a ele – isso se o remake seguir a primeira versão, de 1993. No entanto, essa trama secreta não passará despercebida aos olhos de Dona Patroa (Camila Morgado), gerando uma verdadeira explosão de conflitos e reviravoltas.
Se não houver mudanças no roteiro, Egídio vai procurar Joana para lhe fazer uma proposta indecente. Na ocasião, o fazendeiro irá oferecer uma grande quantia em dinheiro para que ela aceite ir para a cama com ele. A mulher, no primeiro momento, rejeitará a oferta, mas acabará sendo convencida pelo cafajeste.
Antes do acordo se concretizar, Joana demonstrará bastante preocupação. Em um certo momento, ela estará falando sozinha e Dona Patroa perguntará à moça o que está acontecendo. Joana, então, abrirá o jogo com a mãe de Sandra (Giullia Buscacio), que cairá para trás com a revelação. Mais tarde, a humilde trabalhadora também resolverá contar tudo a Tião, que não concordará com a situação e ameaçará ir embora.
Ciente de tudo, Dona Patroa irá armar um flagra em Egídio e, para isso, contará com a ajuda de Joana e Tião. Na ocasião, ela fingirá sair para fazer compras em Ilhéus, deixando o marido sozinho em casa.
Sem saber de nada, Egídio mandará Joana ir para o local. Ele a levará para a cama, mas Dona Patroa e Tião chegarão a tempo e impedirão que o ato seja consumado. Egídio será flagrado só de cueca e passará a maior vergonha.
Depois disso, Dona Patroa resolverá romper de vez com o marido e enfrentará uma batalha envolvendo o divórcio. Ela deixará a sua casa e passará a morar com Sandra no antigo bordel de Jacutinga (Juliana Paes).