
Em História de Amor, Fred, o cachorro de Carlos (José Mayer), ficará doente, e o médico decidirá levá-lo para sua casa no Rio de Janeiro. No entanto, a presença do pet despertará o incômodo e o ciúme de Paula (Carolina Ferraz), que não suportará ver o marido dedicando tanta atenção ao animal. Sem escrúpulos, a patricinha tomará uma atitude cruel: abandonará Fred na rua sem a menor piedade.
A princípio, Paula discutirá com Carlos por causa do cachorro, alegando que não suporta mais os latidos no apartamento. Tomada pelo ciúme, ela acusará o marido de dar mais atenção ao animal do que a ela. Furioso, o médico tentará argumentar, mas se sentirá de mãos atadas, sem saber mais o que fazer para provar seu amor à esposa.
Tomada pelo ciúme e completamente descontrolada, Paula colocará o cachorro no carro e o abandonará em um bairro vizinho, deixando-o na orla carioca. Sua intenção é fazer Carlos acreditar que o animal fugiu sozinho. Mais tarde, sem um pingo de arrependimento, ela confessará tudo a Wandinha (Cláudia Lira), que ficará chocada com a crueldade da jovem.
Por fim, Wandinha perceberá o descontrole de Paula, a confrontará e a fará enxergar a gravidade do que fez. Determinada a corrigir o erro, ela convencerá a jovem a sair de carro imediatamente para procurar Fred e tentar desfazer a crueldade cometida.
Exibida originalmente pela Globo entre 1995 e 1996, História de Amor é escrita por Manoel Carlos, com direção artística de Paulo Ubiratan. O elenco conta com grandes nomes, como Regina Duarte, José Mayer, Carolina Ferraz, Carla Marins, Ângelo Paes Leme, Lília Cabral, Yara Cortes, Eva Wilma, Cláudio Lins, José de Abreu, Cláudio Correa e Castro, Marly Bueno, Umberto Magnani, Sebastião Vasconcelos e Flávia Alessandra.