Em História de Amor, Joyce (Carla Martins) passará dos limites com Helena (Regina Duarte). Nos próximos capítulos, a jovem insinuará que a mãe é amante de Carlos (José Mayer) e ameaçará contar tudo para Assunção. Durante o confronto, Helena perderá a paciência com o atrevimento da filha e lhe dará um tapa na cara.
A princípio, Helena dirá a Joyce que chegou a hora de contar a Assunção sobre sua gravidez. Revoltada, a jovem se rebelará: “Vamos juntas falar com o meu pai (…) Estou pagando para ver sua cara diante dele, mamãe”, provocará. Sem entender onde a filha quer chegar, Helena ficará surpresa. “Você contando para o meu pai que estou grávida e eu contando para ele que você recebe um homem casado dentro de casa”, disparará Joyce.
Nesse momento, Helena ficará possessa com o atrevimento de Joyce e lhe dará um tapa na cara. “Olha o que você me obriga a fazer”, dirá, já arrependida. Chocada, a jovem levará a mão ao rosto: “Você me bateu na cara”, reagirá. “Você me deixa louca!”, retrucará Helena, desesperada. Aos prantos, Joyce gritará que odeia a mãe. Marta chegará bem na hora da confusão e tentará acalmar os ânimos. “Para com isso, Joyce! A Helena nunca encostou a mão em você”, bradará.”
Helena reconhecerá que seu erro foi nunca ter imposto limites a Joyce. “Se eu tivesse dado a palmada certa, na hora certa, não teria criado esse monstrinho. Se eu pudesse, eu teria esganado!”, desabafará a personagem de Regina Duarte.