
Em História de Amor, novela em reprise na Globo, Joyce (Carla Martins) descobrirá que Helena (Regina Duarte) não é sua mãe biológica. Sem acreditar de imediato, a jovem ouvirá de Marta (Bia Nunnes) que Maria Lúcia, irmã de Helena, teve um breve romance com Assunção (Nuno Leal) e acabou engravidando. No dia do parto, Maria Lúcia deu à luz Joyce, mas não resistiu e morreu logo depois.
Bastante abalada com a revelação, Joyce vai querer saber por que Helena nunca contou a verdade sobre sua origem. Muito emocionada, Helena tentará se justificar: “Eu quis te poupar esse tempo todo. Fui eu que nunca quis tocar nesse assunto com você. Tinha medo de que você se revoltasse… que se voltasse contra mim”.
Joyce dirá que só não queria descobrir por meio de Marta, mas sim ouvir a verdade de Helena.
“Quando a Alice nasceu, cheguei a conversar com seu pai… achamos que era uma boa hora pra contar”, explicará Helena. “No fundo, sempre quisemos te dizer. Não nos fazia bem esconder a verdade, como se ela fosse feia ou vergonhosa. Eu queria que você soubesse… que se orgulhasse da sua mãe verdadeira”.
Helena também confessará que sempre teve medo de que Joyce deixasse de amá-la ao descobrir a verdade. Para sua surpresa, a jovem a abraçará com força e dirá que a ama, mesmo diante da revelação. “Eu sabia que tinha alguma coisa errada… sabia que havia algo na minha vida que não se encaixava, mãe. Mas nunca soube explicar,” dirá Joyce, emocionada, aos prantos.
Helena temerá que Joyce fique abalada com a revelação, mas tentará confortá-la. “Mas no futuro, eu sei que isso vai te fazer bem. Você não vai precisar carregar essa mentira adiante, nem repassá-la para a sua filha. Agora você tem a verdade, Joyce. E é essa verdade que vai transmitir para a Alice,” concluirá, emocionada.
Exibida originalmente pela Globo entre 1995 e 1996, História de Amor é escrita por Manoel Carlos, com direção artística de Paulo Ubiratan. O elenco conta com grandes nomes, como Regina Duarte, José Mayer, Carolina Ferraz, Carla Marins, Ângelo Paes Leme, Lília Cabral, Yara Cortes, Eva Wilma, Cláudio Lins, José de Abreu, Cláudio Correa e Castro, Marly Bueno, Umberto Magnani, Sebastião Vasconcelos e Flávia Alessandra.





