
Em Terra Nostra, Gumercindo (Antônio Fagundes) descobrirá que José Alceu (Guilherme Bernard) é seu filho e ficará pasmo. Quem revelará toda a verdade ao fazendeiro será o próprio garoto, que decidirá abrir o jogo: “Eu sou o filho que minha mãe quis lhe dar, senhorzinho”, dirá ele.
Em cenas previstas para irem ao ar na reta final da trama, Gumercindo flagrará José Alceu conversando com Tiziu (André Luiz Miranda). O esposo de Socorro (Débora Duarte) ficará incomodado com o fato de o garoto chamá-lo de “senhorzinho”: “Só quem me chamava assim eram os escravos desta fazenda, e nenhum deles foi escravo meu”. Sem perceber, José Alceu voltará a chamá-lo de “senhorzinho”, e o veterano o repreenderá.
José perguntará a Gumercindo como deve chamá-lo, se de “patrão”. O personagem de Antônio Fagundes também não gostará: “Nem de patrão, porque eu não tenho mais nenhum negro trabalhando para mim”. Nesse momento, o garoto perguntará se pode chamá-lo de “pai”, deixando-o chocado. Tiziu completará: “Ele foi o moleque que o senhor fez naquela rede com a tia Naná (Adriana Lessa)”.
Saiba mais: Resumo dos próximos capítulos de Terra Nostra
Gumercindo dirá que Antenor havia afirmado que Naná perdeu o bebê quando saiu de sua fazenda. José responderá que Antenor mentiu: “Eu sou o filho que minha mãe quis lhe dar, senhorzinho… em troca da liberdade dos pais dela, meus avós, negros como eu. Eu não tenho orgulho de ter nascido por causa disso, senhorzinho”, dirá ele. Em seguida, o rapaz chamará Tiziu para ir embora, mas Gumercindo não permitirá: “Filho meu não vai sair daqui sem ordem minha”, falará ele, que ficará feliz em ter um filho homem como sempre sonhou.





