
Em A Viagem, novela em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, Diná (Christiane Torloni) vai finalmente reencontrar o irmão Alexandre (Guilherme Fontes) no temido Vale dos Suicidas. Depois de sua morte, a protagonista demora a aceitar que partiu do mundo dos vivos, mas, com o tempo, entende que tem uma nova missão: salvar o irmão e acabar com a vingança que ele ainda espalha sobre os que ficaram.
A jornada espiritual de Diná começa ao lado de Otávio (Antonio Fagundes), caminhando por um campo sereno. Ele revela que as dores e os conflitos de Tato, Téo e Guiomar são consequências diretas da energia negativa de Alexandre. “Ele desencadeou influências sobre todos vocês”, explica Otávio. Ainda em choque, Diná tenta negar, mas é Irmão André (Cláudio Cavalcanti) quem confirma a verdade, surgindo para orientá-la: “Chegou o momento de encarar seu irmão onde ele está sofrendo. Só assim haverá reconciliação e salvação.”
Guiada por Irmão André e acompanhada por Otávio, Diná atravessa um portal envolto em névoa até o Vale das Sombras. Lá, ela encontra Alexandre, completamente atormentado. “Meu Deus… o que fizeram com você, meu irmão?”, diz, com o coração apertado. “Eu não precisava de salvação! Só queria você comigo! Por que me abandonou?”, questionará o ex-bandido. “Você se afastou do amor, Alexandre. Escolheu o ódio e arrastou todos que amo para o sofrimento”, dirá a protagonista.
➡️ Veja também:
- Mesmo após sua morte, Diná ajuda Bia a enxergar injustiça contra Estela: “Fiz tudo errado”
- Adonai vê Carmem com outro, toma decisão radical e tem o desfecho mais triste de A Viagem
- Resumo dos próximos capítulos de A Viagem
Mesmo diante da fúria do irmão, Diná não desiste: “Se o que você quer é que eu esteja ao seu lado, eu fico. Mas só pra te mostrar o que é o amor.” A partir daí, ela começa a tocar o coração dele. Com a ajuda de Irmão André, Diná consegue visitar os familiares na Terra, pedindo que todos rezem por Alexandre. Estela (Lucinha Lins) chega a ver a irmã e se emociona com o pedido.
Enquanto observa o mundo dos vivos, Diná testemunha Alexandre atormentando Tato, Téo e Guiomar, e faz de tudo para impedi-lo. Depois de muito esforço, ela consegue libertar Tato da perseguição. Em seguida, leva o espírito do irmão até Maroca (Yara Cortes), que segura um retrato dele e diz que o filho já deve ter se arrependido. Ao sentir que ainda é amado, Alexandre começa a se transformar.
Alexandre sairá do Vale dos Suicidas?
No fim, Diná é atacada no Vale dos Suicidas, e Alexandre, num gesto de amor e arrependimento, a defende. O ato emociona Irmão André, que o ajuda a ascender. Uma forte luz dourada invade o local, dissipando as trevas. “O arrependimento é a primeira porta da redenção”, afirma o guia espiritual. Alexandre, enfim, é resgatado pela luz, encerrando o ciclo de vingança que tanto atormentava vivos e mortos.
No plano superior, Diná é recebida por Otávio com um abraço. “Você cumpriu sua missão, meu amor”, diz ele. “Não descansar… viver. Porque o amor não morre, Otávio. Ele só muda de forma”, responderá ela.





