
Quem vai matar Odete Roitman no remake de Vale Tudo? Essa é a pergunta que todos se fazem desde a estreia da nova versão da trama na faixa das 21h da Globo. A autora Manuela Dias faz mistério em torno do assunto, mas o público já pode descartar pelo menos uma personagem.
Leila (Carolina Dieckmann) é a única personagem que com certeza não será a assassina de Odete (Débora Bloch) no remake. Isso porque, a personagem interpretada por Cassia Kis na primeira versão foi quem matou a vilã no folhetim de 1988 e a novelista já decidiu que vai mudar a identidade do assassino.
Com isso, muitos candidatos ao posto de assassino da vilã já surgiram. As maiores apostas estão em torno dos vilões Marco Aurélio (Alexandre Nero) e Maria de Fátima (Bella Campos), mas há quem aposte em nomes menos prováveis, como Heleninha (Paolla Oliveira), por exemplo.
A decisão sobre quem matou Odete Roitman

Na versão original da obra, em 1988, os autores Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères mantiveram o mistério em torno do assassinato de Odete (Beatriz Segall) até o último capítulo de Vale Tudo. Para isso, escreverem cinco versões diferentes com a revelação do assassino e decidiram somente momentos antes de ir ao ar.
De acordo com Aguinaldo Silva, a decisão de escolher Leila (Cassia Kis) como a assassina foi tomada de última hora. Isso porque, da forma como os autores armaram a cena, vários personagens poderiam ter cometido o crime.
➡️ Veja também:
- Autora joga no lixo o ponto alto de Vale Tudo
- Ivan fica na lama após armação de Odete
- Passado doloroso de Eugênio vem à tona e mordomo revela como sobreviveu a naufrágio
Existe ainda uma outra história por trás da escolha. Segundo a biografia “Gilberto Braga: O Balzac da Globo”, de Artur Xexéo e Maurício Stycer, na época, o diretor Dennis Carvalho perguntou ao autor que era o assassino de Odete Roitman.
Gilberto, então, surpreendeu ao responder com uma pergunta. “Quem é a mulher que tem a cara de mais louca do elenco?”, questionou o novelista. “Cassia Kis”, respondeu Dennis, que recebeu a confirmação do autor: “Acertou”.
Manuela Dias faz segredo até para a filha
Agora, a autora Manuela Dias vem fazendo mistério e a promessa é de que a Globo também grave cinco versões do assassino de Odete Roitman para o remake.
“Minha filha (Helena), de nove anos, pediu outro dia: ‘fala só para mim, mamãe’. E eu: ‘não posso, amor’. Acho que vamos precisar gravar cinco versões da morte de Odete, editar as cinco e só na hora vou pedir para a emissora apertar o botão de qual vai valer. O vazamento de informações anda punk”, declarou a novelista durante uma palestra na Casa República, na Festa Literária de Paraty (Flip), em Paraty, no início de agosto.
O último capítulo do remake de Vale Tudo vai ao ar no dia 17 de outubro, quando será revelado quem matou Odete Roitman.





