Em Alma Gêmea, Eduardo (Ângelo Antônio) conseguirá provar sua inocência após cair em uma armação de Cristina (Flávia Alessandra), mesmo tendo sido desmoralizado por Rafael (Eduardo Moscovis), que acreditou nas mentiras da esposa. O médico, no entanto, fica determinado a expor a verdade, e segue na luta para desmascarar a vilã.
Tudo começa quando Serena (Priscila Fantin) revela que Cristina nunca esteve grávida e forjou o exame de gravidez para forçar Rafael a se casar com ela. Chocado com a revelação, Rafael procura Eduardo em seu consultório, arrependido pela maneira como tratou o amigo. O médico, surpreso com a visita, questiona o motivo de Rafael estar ali.
Durante a conversa, Rafael reconhece que deve um pedido de desculpas a Eduardo por ter rompido a amizade tão fácil, confessando que não conseguiu enxergar as mentiras de Cristina. “Eu fui um idiota”, admite o mocinho, lamentando sua cegueira diante das armações da vilã.
Eduardo, sempre compreensivo, tenta aliviar a culpa do amigo, dizendo que a bondade de Rafael o levou a confiar em pessoas erradas. Ainda incrédulo, o botânico relembra o momento em que acreditou que Cristina estava grávida e, posteriormente, que ela havia perdido o bebê, o que o deixou consumido pela culpa.
Veja mais: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
Com a confiança restaurada entre os dois, Rafael pede a ajuda de Eduardo para esclarecer toda a situação. O médico então revela que Débora (Ana Lúcia Torre) levou outra mulher para realizar o exame no lugar da filha, confirmando a falsificação.
Em seguida, Eduardo leva Rafael até Dalila (Fernanda Machado), que encurralada, confessa toda a verdade sobre o esquema arquitetado pela vilã. A revelação do envolvimento de Dalila confirma todas as suspeitas de Rafael. Por fim, o mocinho enfrenta Cristina, a humilha e decide expulsar a megera da sua casa.