O romance principal da novela Deus Salve o Rei, entre Amália (Marina Ruy Barbosa) e Afonso (Romulo Estrela), pode não terminar com uma história feliz. Isso porque Catarina (Bruna Marquezine), inconformada com a recusa do mocinho de aceitar sua chantagem, dará uma cartada ainda maior para destruir o relacionamento dos protagonistas.
Catarina comandará uma explosão na mina onde os trabalhadores extraem o minério, única coisa que ainda sustenta o reino. A ação da vilã provocará diversas mortes, atingindo vários setores do reino. Preocupada com seu povo, Amália desiste do casamento com o amado. “Eu estive pensando… E se parássemos de lutar contra tudo e todos e fizéssemos o jogo deles?”, dirá ela em conversa com Afonso.
“Nós nos amamos e vamos nos amar para sempre. Mas talvez tenhamos de ser mais inteligentes, se quisermos vencer essa guerra, meu amor! Estamos no meio de uma arena de leões. E se não usarmos as armas corretas, nós seremos mortos por eles […] Quero dizer que… Acho melhor nós não nos casarmos, Afonso”, dirá ela.
“Desistir do nosso casamento?! Depois de tudo que passamos?! Não, Amália… Jamais!“, rebaterá ele, que verá a amada se justificar novamente:
“Foi Montemor quem me convenceu, Afonso! Foi o sofrimento do povo, a dor das famílias, a sede, a fome… Foi isso que me convenceu! Nós precisamos do dinheiro do empréstimo para reconstruir o reino e nosso casamento é um obstáculo para isso. Nosso amor não precisa de um papel ou da bênção do conselho para ser verdadeiro. O que vivemos não se apagará! Estamos apenas ajustando nossa rota, para continuar nosso caminho”, dirá Amália.
+Onde Nascem os Fortes: Hermano é preso e torturado a mando de Maria
“O que vivemos não se apagará! Estamos apenas ajustando nossa rota, para continuar nosso caminho”, discorda o mocinho.
Amália continua: “Meu amor, eu aprendi muito desde que cheguei ao castelo. E o maior dos ensinamentos foi você mesmo quem me deu. Eu também aprendi muito com você… E a maior lição fui justamente que eu não posso ser egoísta!”, dirá. “Estamos falando do nosso amor, Amália!”, rebate Afonso.
Decidida, Amália dá a palavra final sobre o assunto: “O nosso amor não precisa de uma coroa! Você já demonstrou isso abdicando do trono para que nós dois pudéssemos viver juntos! Agora chegou a minha vez”.