
Em Tieta, o coronel Artur (Ary Fontoura) e Mirko/Arturzinho (Marcos Paulo) ficarão frente a frente. O veterano confrontará o filho, questionando o motivo de seu desaparecimento sem deixar rastros e seu inesperado retorno a Santana do Agreste. “Por que é que tu voltou”, questionará o coronel, sem saber das reais intenções do rapaz.
A princípio, Mirko/Arturzinho não dará muita conversa para o coronel, que ficará possesso de raiva. “Tu não vai dar mais um passo desta sala (…) Que raios de jogo tu tá querendo fazer comigo? Não quer conversar comigo? Tá querendo fugir? Então por que é que tu voltou?”, esbravejará. No entanto, o personagem de Marcos Paulo continuará despistando suas reais intenções: “Eu só posso dizer que tive que voltar”, responderá, enigmático.
Coronel Artur insistirá para que Mirko/Arturzinho explique o motivo de seu retorno a Santana do Agreste após tantos anos desaparecido. “Eu quero saber tudo! Por que você nunca mais me mandou notícias? Onde é que você se meteu esse tempo todo? E não me olhe como se eu estivesse fazendo as perguntas mais idiotas! Eu sou seu pai, e você tem a obrigação de me dar satisfação”, exigirá o coronel.
Mirko/Arturzinho afirmará que manda em sua própria vida: “Eu dei o rumo que eu quis”. Cansado de insistir, o coronel decidirá encerrar o assunto – pelo menos por enquanto. “Já que tu quer assim, por ora, eu não vou lhe perguntar mais nada. Não vou querer mais saber notícia nenhuma… Mas uma coisa tu vai ter que me responder! Se era para me olhar com esse ódio, me tratar com essa frieza, por que tu voltou, Arturzinho? Por quê?”, questionará o velho, sem obter resposta.