Nos próximos capítulos de Paraíso Tropical, Mateus (Gustavo Leão) começará a despertar preocupação em muita gente depois de ficar sem rumo na vida, diante da rejeição de Camila (Patrícia Werneck), que decide se casar com Fred (Paulinho Vilhena). Desiludido, o rapaz passa a encher a cara, abandona a faculdade e se torna um verdadeiro “galinha”, causando preocupação à família.
Apavorada, Lúcia (Glória Pires) tenta pedir ajuda a Cássio (Marcelo Antony) para lidar com os problemas de Mateus, mas enfrenta a resistência do empresário, que estará morrendo de ciúmes do relacionamento dela com Antenor (Tony Ramos).
Em um embate entre os dois, a mulher defende sua escolha de estar com alguém que, ao contrário de Cássio, deseja assumir as responsabilidades de um pai.
Cássio pede para que Mateus o chame de pai
Porém, quando Mateus decide usar o apartamento de Cássio como um motel, levando uma acompanhante sem permissão, a situação chega a um ponto crítico. É inevitável que pai e filho se enfrentem, e Mateus acaba revelando para ele toda a sua raiva por nunca ter o reconhecido como filho.
Veja também: Resumo da novela Paraíso Tropical
Ao perceber a gravidade da situação, Cássio fica comovido e pede a Mateus que o chame de pai pela primeira vez. Lúcia observa a reconciliação emocionada, e esse gesto acabará marcando uma nova página na relação conturbada entre eles.
Criada e escrita em 2007 por Gilberto Braga, a novela, de 179 capítulos, é protagonizada por Alessandra Negrini, Fábio Assunção, Tony Ramos, Glória Pires, Wagner Moura, Camila Pitanga, Marcello Antony e Vera Holtz. A direção é de Amora Mautner, Roberto Vaz, Maria de Médicis, Cristiano Marques, José Luiz Villamarim e Dennis Carvalho — estes dois últimos também na direção geral.