
Após cerca de 20 anos na Globo, Danni Suzuki revelou que saiu da emissora depois que se sentiu escanteada na novela Sol Nascente (2016). Na época, ela perdeu o papel de protagonista para Giovanna Antonelli, além de também perder uma segunda personagem que faria na trama.
A atriz contou que estava atuando como co-apresentadora do The Voice Brasil quando recebeu uma ligação do autor Walther Negrão, que a chamou para fazer a novela. Tudo teve início quatro anos antes, quando ela confundiu o autor com outra pessoa nos Estúdios Globo e lhe deu um abraço.
Grato com o gesto em um momento importante de sua vida, o novelista colocou na cabeça que escreveria uma novela para Danni e desenvolveu uma trama baseada na história da vida dela.
O que aconteceu
Com tudo acertado, Danni Suzuki passou a se preparar para viver a protagonista, Alice Tanaka, formando um par romântico com Bruno Gagliasso — ela, inclusive, teve direito a escolher entre Gagliasso e Caio Castro.
A atriz chegou a pintar o cabelo e fazer aulas de surf para interpretar a personagem, que seria sua primeira protagonista. No entanto, os problemas começaram quando a novela entrou em produção e o diretor artístico Leonardo Nogueira a comunicou sobre uma decisão.
“Na hora de começar tudo, o Leo Nogueira, que era o diretor, me chamou para conversar e falou: ‘você não vai ser a protagonista porque a gente quer lançar uma menina mais jovem. A gente está reescrevendo e dividindo o personagem. Você vai ser a prima da protagonista”, contou ela em entrevista ao podcast Papagaio Falante.
Perda para Giovanna Antonelli
Danni afirmou que aceitou a troca de papel sem qualquer problema e que estava feliz em fazer a novela. “Não faço questão de ser a protagonista. Adoraria, mas se não dá, não tem problema”, disse ela.
Ela, no entanto, se espantou quando descobriu que Giovanna Antonelli — dois anos mais velha — faria a protagonista. “Chegou no primeiro dia de leitura e a Giovanna Antonelli, que é a esposa do Leo, tinha sido escolhida para ser a protagonista. Veio a esposa e quem sou eu para reclamar…”, relatou.
Na época, a protagonista de Sol Nascente era japonesa, mas o autor reescreveu a história para encaixar Antonelli, argumentando que a mocinha era adotada — esse caso, inclusive, gerou bastante polêmica.
Danni Suzuki se irritou com a Globo
Mas a situação piorou ainda mais depois. Leonardo Nogueira ligou para Danni e alegou que, por um erro da equipe da novela, teria que trocá-la de papel novamente por “estar muito velha para ser a prima da protagonista” — a personagem ficou com Jacqueline Sato.
Irritada, a artista recusou um terceiro personagem. “Falei: ‘não, não precisa’. Não preciso fazer a novela, então não faço. Não tem problema nenhum, não estou me sentindo bem-vinda, acho que estou incomodando’. Aí comecei a ficar chateada, comecei a chorar”, revelou.
Danni Suzuki tinha mais um ano de contrato com a Globo, mas preferiu deixar a emissora e ir para os Estados Unidos iniciar um novo rumo em sua carreira.
Em 2020, a atriz já havia citado esse caso durante uma entrevista. Na época, Giovanna Antonelli se pronunciou em uma publicação no Instagram e se mostrou revoltada. “Jamais disputei ou troquei papel com esta atriz, na minha carreira. Colocar meu nome nesta situação é vergonhoso”, disparou.