Um dos maiores dilemas de Mulheres Apaixonadas é vivido pelo padre Pedro (Nicola Siri), que sempre serviu à igreja com muito fervor, mas acaba se apaixonando por Estela (Lavínia Vlasak), que passa a convencê-lo a largar a batina para se envolver de vez com ela.
Assim, após muita reflexão e sofrimento, o religioso finalmente toma uma decisão. “Pensei muito bem sobre o que falamos, sobre o que eu tenho refletindo esse tempo todo. Sobre seguir o meu coração, como a senhora diz”, falará ele em conversa com Alzira (Walderez de Barros). “Escrevi essa carta ao bispo pedindo dispensa do ministério”, revelará o homem.
“Eu acho que você fez o certo. Eu sempre fui defensora da sua fé, é a minha também. Fui defensora do exercício, do ministério, mas agora confesso que estou preferindo ver você feliz, continuando com o seu apostolado fora da igreja do que ficar aqui assistindo o espetáculo da sua tristeza”, comentará a religiosa.
Padre Pedro decide se afastar da função
“Você está definhando, fez muito bem em seguir o seu coração. Deus abençoa os que amam”, completará ela. Pedro, então, explicará que o seu pedido será avaliado e depois encaminhado ao Papa, que é quem pode conceder a sua dispensa.
Veja também: próximos capítulos de Mulheres Apaixonadas
“Pode demorar alguns meses, um ano no máximo. O João Paulo II costuma considerar que os padres com menos de 40 anos ainda não tem uma maturidade para discernir. Assim, nem sempre a dispensa é concedida. Mas de qualquer forma, eu vou deixar o ministério logo após o batizado que a Helena (Christiane Torloni) pediu para eu realizar”, revelará ele, deixando a tia surpresa.
“Não, estou abandonando. Não a igreja, mas o ofício do sacerdote. Eu preciso fazer isso antes de cair no pecado maior”, dirá o padre.