
Em Terra Nostra, Maria do Socorro (Débora Duarte) reencontrará Naná (Adriana Lessa) e as duas ficarão frente a frente. A veterana, então, confrontará a ex-escrava sobre o caso que ela teve com Gumercindo (Antônio Fagundes) e o filho que tiveram juntos, José Alceu (Guilherme Bernard).
Na ocasião, Maria do Socorro recriminará Naná e avisará que tomará José Alceu. “Vou pedir ao meu marido que exija os direitos dele de pai”, dirá. Naná, por sua vez, afirmará que vê muito ódio nos olhos da rival. “E é ódio mesmo, Naná. Ponha-se no meu lugar”, responderá a esposa de Gumercindo. A ex-escrava, então, confessará que também odiou o fazendeiro por tê-la levado para a rede. “Somos as duas as grandes vítimas dessa história”, concluirá.
Nesse momento, Maria do Socorro começará a compreender Naná. “Eu gostava da senhora, sinhazinha… pro senhorzinho ter feito o que fez comigo e a senhora me botar pra fora de casa, me mandar de volta pra senzala… Eu era a escrava e a senhora, a sinhá. Mas era tão escrava quanto eu… ou a senhora teria largado dele, não teria?”, dirá a personagem de Adriana Lessa.
Maria do Socorro ficará em silêncio por alguns minutos, refletindo. Em seguida, surpreenderá ao concordar com a rival. “Não quero mais odiar a senhora… mas não deixe o seu marido tirar o meu filho”, implorará Naná. A personagem de Débora Duarte, com lágrimas nos olhos, concordará: “Eu não vou mais fazer isso”, dirá a sinhazinha. A ex-escrava agradecerá, emocionada: “Agora a senhora está aquentando meu coração… mesmo porque, se o pai dele quisesse tomar o meu menino, eu não teria poder pra fazer nada”.
Resumo dos próximos capítulos de Terra Nostra
Por fim, Maria do Socorro lembrará que Gumercindo precisa oferecer a José Alceu tudo o que ele merece e surpreenderá ao declarar que quer o menino estudando: “Quero que o seu negrinho seja um doutor”. Naná ficará com lágrimas nos olhos, tomada pela emoção. As duas, então, deixarão as mágoas para trás e selarão as pazes, marcando o início de uma nova amizade.





