Na reta final de Alma Gêmea, Débora (Ana Lúcia Torre) tem um fim trágico após tentar envenenar Rafael (Eduardo Moscovis). Determinada a eliminar o genro para garantir os planos de Cristina (Flávia Alessandra), a veterana encomenda uma nova poção a bruxa. No entanto, o plano falha de forma inesperada quando a própria vilã acaba ingerindo o veneno acidentalmente, resultando em sua morte.
O impacto da morte de Débora será bastante sentido por Cristina, principalmente diante da presença de Alexandra (Nívea Stelmann). A loira fica surpresa ao ver a esposa de Eduardo (Ângelo Antônio) no enterro, e questiona a sua presença ali: “Mas o que está fazendo aqui? Mal conhecia a minha mãe”.
Nesse momento, Alexandra acaba revelando o destino do espírito da idosa. “De todos aqui, só eu sei para onde ela foi. Só eu vejo o quanto ela está sofrendo… e eu não desejo isso a ninguém”, falará a mulher, com um olhar triste. Cristina fica assustada diante da revelação, mas permanece em silêncio, sofrendo o seu luto.
Após a sua morte, o espírito de Débora realmente enfrenta um destino sombrio. Segundo o espiritismo, ela é arrastada para o umbral, um lugar de sofrimento e escuridão. Mesmo após a morte, Débora não aceita o que aconteceu e se recusa a partir. “Onde eu fui parar? Quero sair daqui, a Cristina precisa de mim. Eu quero sair!”, grita a vilã, em desespero. No entanto, ela acaba sendo puxada para dentro do umbral, onde fica aprisionada.
Veja mais: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
Exibida originalmente pela Globo entre 2005 e 2006, Alma Gêmea foi escrita por Walcyr Carrasco. O elenco principal contou com nomes como os de Priscila Fantin, Eduardo Moscovis, Flávia Alessandra, Ana Lúcia Torre, Elizabeth Savalla, Walderez de Barros, Drica Moraes e Malvino Salvador.