
Na reprise de Terra Nostra, Gumercindo (Antônio Fagundes) vai se deparar com um fantasma do passado que ele jamais imaginou rever: Naná (Adriana Lessa), uma mulher que carrega um dos capítulos mais dolorosos e vergonhosos da história do fazendeiro.
Acontece que, anos antes, quando ainda era senhor de engenho, Gumercindo manteve uma relação abusiva com Naná, que era uma jovem escravizada e trabalhava em sua fazenda. Ela foi a primeira mulher com quem ele se deitou, e acabou engravidando como consequência desse ato.
Naquela época, o fazendeiro sonhava em ter um filho homem, já que sua esposa, Maria do Socorro, só lhe havia dado filhas. Mas o destino tomou outro rumo: com a assinatura da Lei Áurea, Naná fugiu levando o bebê que esperava, deixando para trás uma lembrança que ele acreditava estar enterrada para sempre.
➡️ Veja também:
- Arrependida, Mariana leva Giuliana para rencontrar o seu verdadeiro filho
- Sem Augusto, Paola vive novo romance inesperado e tem uma filha no final de Terra Nostra
- Resumo dos próximos capítulos de Terra Nostra
O reencontro acontece anos depois, quando Gumercindo compra uma casa na capital, por coincidência no mesmo bairro em que mora Francesco (Raul Cortez). Um dia, ao sair de casa, ele vê uma mulher negra passando pela rua e, atônito, reconhece o rosto do passado. “Era ela… era a negrinha Naná”, murmura ele, abalado e tomado pelas lembranças amargas.
Naná foge de Gumercindo
Assustada, Naná apressa o passo e entra na mansão de Francesco, onde trabalha como empregada doméstica, tentando evitar qualquer contato com o antigo patrão. Inquieto e tomado pela culpa, Gumercindo tenta confirmar suas suspeitas.
Ele chega a interrogar o cocheiro sobre os empregados da casa vizinha, mas não consegue respostas, o que só aumenta sua inquietação diante daquele reencontro.





