Em Mulheres Apaixonadas, chegará o fim do casamento entre Helena (Christiane Torloni) e Téo (Tony Ramos) e não terá volta. O estopim da crise será uma fofoca de Lucas (Victor Curgula) que, na inocência, entregará o nome da amante do pai, fazendo a protagonista descobrir tudo e pedirá a separação.
Após um dia fora com Téo, Lucas revelará que conheceu duas amigas do pai em um parque, Fernanda (Vanessa Gerbelli) e Salete Bruna Marquezine). Helena, que entenderá que se trata de uma suposta amante do marido, acabará pedindo ao filho que saia do quarto para conversar com o marido. Téo tentará explicar a Helena que Fernanda é apenas uma amiga que ele costuma ajudar.
Na sequência, Helena, descontente com o casamento de 15 anos com o músico, aproveitará a situação para dar um basta na relação fracassada. Téo, no entanto, se negará e ainda chamará Heloísa (Giulia Gam) de neurótica, por ela sempre estar se metendo na relação deles.
Em cenas seguintes, Téo verá Helena arrumando as malas para ir embora, mas ele insistirá que ela não faça isso. Ela, por sua vez, terá que ir antes na escola. Ao chegar em casa mais tarde, a personagem de Christiane Torloni encontrará a sua mala vazia e descobrirá que as roupas de Téo não estão no armário. Ele, por sua vez, terá ido embora para que a esposa não precise sair do apartamento.
A novela foi foi escrita por Manoel Carlos e protagonizada por Christiane Torloni, José Mayer, Tony Ramos, Susana Vieira, Giulia Gam, Marcello Antony, Helena Ranaldi e Dan Stulbach, em 203 capítulos originais.